Resenha: Estradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. Mascarenhas, Gilmar. Ed.UERJ, 2014
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5878830Palavras-chave:
futebol, geografia, desigualdade, esporteResumo
No Brasil, o futebol não é um jogo qualquer, sendo capaz de proporcionar uma série de transformações espaciais e socioculturais marcadas nas paisagens urbanas, na economia e na linguagem do povo. O esporte corre na história e se propaga no espaço, merecendo a atenção de estudiosos dos mais variados campos do conhecimento, podendo ser explorado, também, sob a ótica da Geografia. O livro “Estradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol”, escrito pelo geógrafo, professor e futebolista fanático Gilmar Mascarenhas (UERJ), explora, numa perspectiva interdisciplinar, as dimensões espaciais do esporte entre o final do século XIX e o ano de 2014, quando ocorreu a Copa do Mundo no Brasil. A partir de um olhar atento às questões da geografia, o livro traz uma crítica consistente sobre os aspectos políticos e culturais desse esporte que moldou e continua moldando a nossa sociedade.
Referências
Mascarenhas, Gilmar (2014). Estradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol.
Ed. UERJ.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pedro Henrique de Oliveira Silva, Thiago Felipe de Melo, Matheus Siman Andrade, Ismael Soares de Oliveira, Vanessa Carla Neves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.