Residenciais de habitação de interesse social em Montes Claros, Minas Gerais: estratégias e/ou adaptações de seus moradores

  • Eliana de Araújo Vieira
  • Heloisa Soares de Moura Costa

Resumo

O artigo analisa algumas consequências da implantação do Programa Minha Casa Minha Vida para moradores de dois residenciais de Interesse Social na cidade de Montes Claros/MG. As reflexões enfatizam as estratégias e/ou adaptações utilizadas na vida cotidiana das famílias para contornar as limitações impostas pelo novo contexto habitacional. Dados documentais e pesquisas de campo descortinaram situações de vulnerabilidade social, segregação espacial urbana e a ausência de infraestrutura. O acesso à casa própria trouxe também novas perspectivas de apropriação do espaço e adaptação à realidade. O artigo conclui pela necessidade de revisão de diretrizes da política no sentido de garantir o direito social humano ‘a moradia e a dignidade às famílias.

Publicado
2020-07-12
Como Citar
VIEIRA, Eliana de Araújo; COSTA, Heloisa Soares de Moura. Residenciais de habitação de interesse social em Montes Claros, Minas Gerais: estratégias e/ou adaptações de seus moradores. Revista Espinhaço | UFVJM, [S.l.], p. 72-81, july 2020. ISSN 2317-0611. Disponível em: <http://revistaespinhaco.com/index.php/journal/article/view/295>. Acesso em: 10 aug. 2020.
Seção
Artigos